Tuesday, December 4, 2007

Ayreon - 01011001 Review


Resenha faixa a faixa do novo álbum do Ayreon, 01011001

O álbum se divide em dois cds. Cd 1 se chama "Forever" e o cd 2 se chama "Earth". Vamos às faixas:

Cd 1 - Forever

Age of Shadows: Começa com um riff reto, um tanto comercial e comum até para o padrão do Ayreon. Os sons de máquinas e as ambientações eletrônicas ajudam a colocar no clima do álbum. Bom refrão, que mostra bem o poder dos diversos vocalistas.Destaque: Anneke e a passagem com o SOS binário, acustíco.

Comatose: O som mais diferente já feito pelo Arjen. Totalmente Ambeon, ou seja, "ambient Ayreon". Jorn Lande rouba a cena aqui (e ele faz isso em diversas partes do cd), gravado de uma forma totalmente diferente do que já fez na vida. É de certa forma uma música triste, que coloca bem o que a história do cd conta.

Liquid Eternity: Bom riff inicial, bem arjeniano e pesadão. Refrão bacaninha, mas a musica não é tão boa, uma das mais fracas do álbum. O destaque é o Ed Warby, que tá destruindo.

Connect the Dots: Excelente! Um começo muito simpático com um estilo drumm´n bass, muito gostoso que desemboca num refrão grandioso, mas ainda calmo, mais ou menos como o de Amazing Flight in Space. Destaque imediato para o Ed Warby que faz um groove bacana no refrão.

Beneath the Waves: Ouçam os primeiros dois minutos. É praticamente a música Accident, do Human Equation. Ela tem basicamente a mesma estrutura, inclusive: narrar a nostalgia do personagem lembrando como eram as coisas antes da historia atual. Muito boa música, que melhora ainda mais com a entrada do Hansi cantando com o melhor som de voz que ele já gravou na vida. Ele devia chamar o Arjen pra gravar a voz dele pros cds do Blind. A qualidade aqui é sensacional, numa coisa bem old school:

"Face the facts, there is no way back
Arise, It's time to act
Face the facts
Our future is black
Arise, we're on the wrong track"

OMFG.

Newborn Race: Começa calminha num acústico meio folk e vai crescendo depois do solo numa crescente até meio tensa. Então acalma de novo e começa mais um show de vocalizações do Jorn. Esse cara tem que ser canonizado. Ótima música! Destaque: Jorn cantando e Lori solando como nunca.


Ride the Comet: Ok. Temos uma nova música no top 2 do Ayreon. Essa música só perde pra Down of a Million Souls. Perfeita do começo ao fim, desde os vocais da Floor num clima meio atmosferico-eletronico até o refrão executado magistralmente pela Magali. Ele se mantém cadenciado e no refrão final explode em toda velocidade. Provavelmente vai ficar em repeat no meu player durante muito tempo.


Web of Lies: vinhetinha só pra sinalizar que estamos chegando ao cd Earth. Bacaninha, com a Simone destruindo sempre. Legal notar que tanto ela como o Phidoux (detalhe: esse cara é da mailist do Ayreon) estão usando os nomes reais.


Cd 2 - Earth


The Fifth Extinction: OMFG, Jorn. OMFG, Hansi.


Waking Dreams: Musica mediana, ainda bastante lenta e num andamento meio arrastado. O instrumental lembra muito a faixa Forever of the Stars, do ITEC. Destaque: Anneke num refrão quase hipnótico e o solo de teclado.


The Truth is Here: Linda baladinha, de longe a música que mais me emociona em todo o cd. Toda vez que a Liselotte canta o refrão eu arrepio. E outra coisa foda: o Arjen tá cantando muito passional nesse cd. Parece que o cara tomou gosto pela coisa. Excelente música, excelente refrão. Mandou bem, Mr. L !

Unnatural Selection: Depois de uma musica calma, vem essa porrada na orelha. É a melhor música do cd 2, ao lado da Truth is Here. Um começo instigante com vocais bem limpos e então... ela explode de uma vez só. É simplesmente impressionante o poder desse refrão. Riff *muito* SOP. Hansi e Jorn têm um momento excelente nessa música também.

River of Time: Música estruturalmente muito parecida com a Day 11:Love. É a música do Hansi. Infelizmente não é a melhor das composições.


E=MC2: O Arjen é a única pessoa do universo que consegue transformar uma equação matemática num refrão cantável.
BTW, é uma música mediana sem grandes destaques. O que mais me impressionou mesmo foi o início da música, bem bombástico. Um dos melhores momentos do ábum. De resto, uma música até fraca.


The Sixth Extinction: A melhor música de fechamento de álbum já feita pelo Arjen. Faz uma mistura de tudo que foi feito no álbum e fecha com chave de ouro, bem no estilo "Grand Finale" com as cortinas se fechando. Deixa até a impressão que a história da saga foi fechada também. O que me preocupa absurdamente.


The Echoes on the Wind...


No mais, este é melhor que The Human Equation, mas ainda inferior ao Into the Electric Castle. O nível de produção e de limpeza do som aqui chegou ao nível que dificilmente será superado. Algumas das vozes estão muito melhor que em suas próprias bandas (caso do Hansi, Anneke e do Jorn, por exemplo), o que é importante até para a identidade do Ayreon.

Destaques do Álbum: Age of Shadows, Ride the Comet, The Truth is Here, Unnatural Selection e The Sixth Extinction.

É o melhor cd de 2008 e o ano ainda nem começou.

Nota: 10/10

Compre Agora!

No comments:

Post a Comment