Sunday, December 17, 2006

Ctrl+V

What Tarot Card are You?


You are The Wheel of Fortune


Good fortune and happiness but sometimes a species of
intoxication with success


The Wheel of Fortune is all about big things, luck, change, fortune. Almost always good fortune. You are lucky in all things that you do and happy with the things that come to you. Be careful that success does not go to your head however. Sometimes luck can change.


What Tarot Card are You?
Take the Test to Find Out.

Monday, December 11, 2006

10 Discos que piraram a minha cabeça

O post de hoje é pra falar dos 10 albuns que piraram a minha cabeça, viraram a minha vida de cabeça pra baixo e mostrando que existe vida na música. Não são necessariamente os melhores álbuns que eu já ouvi, apenas são os que marcaram a minha vida de alguma maneira.

Estão ordenados alfabeticamente.

1. Bruce Dickinson - The Chemical Wedding

Já começou pela temática, falando de William Blake e de alquimia, altamemente envolvente. Esse trabalho do Bruce, em parceria com o Adrian Smith, trouxe um dos melhores tracklists de toda a história do metal fazendo com que NENHUMA música seja ruim ou medianas - todas são ótimas. As vocalizações, as leituras de poesia, os refrões cativantes, a arte da capa... tudo converge pra fazer um cd inesquecível. Mais impressionante ainda foi o show no antigo Metropolitan, um dos melhores da minha vida até hoje. Tudo perfeito e extremamente pesado. Inesquecível. Essa era a época que tudo era lançado pela Rock Brigade Records e pra achar cd de metal tinha que ir na Headbanger ou na Hard&Heavy.


2. Dimmu Borgir - Spiritual Black Dimensions

Quem me apresentou ao Dimmu foi o Jobert, que na época trabalhava com a Andréia Palmieri, na Metal Factory (não lembro o nome anterior da loja), aqui no Catete. O jobert falou "escuta isso" e colocou a faixa Reptile. Como não tinha grana pra comprar na hora fui pra casa e juntei dinheiro. Um mês depois e aqueles 10 segundos de música ainda estavam na minha cabeça. Corri pra comprar o cd e ainda hoje me surpreendo com a qualidade do cd. Tudo ali é maravilhoso, altamente bem composto. Outra coisa que o cd me lembra é das minhas partidas de Lost Vikings, em casa. Eu colocava o Dimmu e corria pra jogar o joguinho.



3. Iron Maiden - The Best Of The Beast

Esse cd aí eu ganhei no primeiro oculto da minha turma do CEFET, em 1997. Antes do Best of the Beast eu tinha uma fita K7 com o A Real Live One e nem sabia qual era a banda ou o álbum. Aquela banda me deixava doido e eu só sabia pensar naquelas músicas. Aliás, eu só tinha esse K7, um do Nevermind do Nirvana e um com o Brujeria. Aquelas fitas eram as coisas mais lindas do mundo pra mim e eu e o Ricardo ouvíamos direto. Enfim, voltando a historia, ganhei o Best of the Beast e fiquei doido. Aquela era aquela banda que eu amava, que me ensinou o que era rock. Ouvi milhões de vezes esse cd e de longe é o que mais está arranhado na minha coleção. Dá até pena do encarte, todo rasgado na lateral. Esse cd marcou de vez a minha vida e me colocou no heavy metal pra sempre.


4. Nightwish - Oceanborn

Outro cd que o Jobert me apresentou (o cara era bom nisso) mas esse eu já tinha lido a resenha na Rock Brigade e com nota 10. Pensei "caraleo, que cd é esse?" e comprei. Puta discaço. Se eu ouço pouco hoje em dia ou nem dou atenção é porque deu uma saturada, porque esse álbum é fenomenal. As canções são todas boas e a voz da Tarja era original na época, que era dominada por homens no melódico. Stargazers, Moondance, The Pharaoh Sail to Orion... tudo clássico do metal melódico que hoje em dia nem dá mais vontade de ouvir. Mas que é um puta discaço, ah, isso é!



5. Pain of Salvation - One Hour by the Concrete Lake

Essa foi uma das bandas que eu cheguei na loja e perguntei por algo que fosse um som diferente. Bem, o cara da loja me mostrou esse cd aqui e pqp, foi um murro na minha cara: atmosferas, sons malucos, vocais estranhos e um tempo diferente em cada musica. Mais o que diabos era isso? Prog. Incrível. Cada dia eu descobria um elemento novo nas musicas e no encarte, que fiquei destrinchando por dias e dias. Tenho muito orgulho em dizer que conheci Pain of Salvation quando eles nao eram ninguem e ninguem conhecia eles.



6. Place Vendome - Place Vendome

Esse é recente: 2005. Quando eu só ouvia coisas complexas como Ayreon, Star One, Dream Theater, Stream of Passion... eis que surge o auge da simplicidade, como quem diz:"Ô babaca, ouve isso aqui". Pirei. O cd era tudo o contrário do que eu vinha ouvindo e dava um tapa na minha cara, me mostrando que musica pode (e deve) ser simples. Michael Kiske cantando MUITO e uma banda absolutamente perfeita fazem desse cd um grito para o mundo: voltem a fazer musica direito. Esse cd foi o que destroçou tudo o que eu pensava sobre musica.




7. Rhapsody - Symphony Of Enchanted Lands

Esse é outro cd que hoje eu quero passar longe, até rio de quem ainda ouve isso mas lá em 1997...1998... isso era incrível, absurdo de bom. Tenho que admitir que os caras foram originais e que o Fabio Lione canta pra caraleo, mas os caras estão desperdiçando talento hoje em dia, cantando a mesma coisa. Virou motivo de piada porque o cara chora pelo dragão que morreu e tal, mas um dia foi legal, vai... uahauhauha






8. Sepultura - Roots

Pré-técnico no Cefet e então um cara que nem lembro o nome (parecia o Kurt Cobain) me apresentou ao Roots (e ao Chaos AD tb). Foi amor a primeira ouvida. E, aliás, esse cd é imortal. Só tem musica boa bagarai e os ritmos... caraio. Roots, Ambush, Attitude, Ratamarata... só crássico. Esse cd me ensinou a ouvir musica pesada e abriu portas para que mais tarde eu conseguisse ouvir e entender Ratos, Brujeria, Dimmu e outras bandas com vocal gutural (que na época eu chamava de vocal vomitado ;) )





9. Therion - Vovin

Ok, esse cd foi o principal motivo de eu escrever esse artigo porque esse foi o cd que realmente mudou a minha vida, a minha maneira de ouvir cds, de admirar albuns de rock. Cheguei na loja e pedi um cd diferente, então o carinha (aliás, ele tinha cara de só ouvir rock progressivo. como ele teve essa sacada?) me passou o Vovin. Cheguei em casa e coloquei pra ouvir (acho que o Richard tava tambem....) e fiquei louco, insano. Aquilo era a coisa mais doida, mais brilhante que eu ja havia ouvido na vida (ainda é). Não tem como não se maravilhar com o metal sinfônico orquestrado que tem ali. Uma idéia mais impressionante que a outra. É só ouvir coisas como Eye of Shiva, Draconian Trilogy, Clavicula Nox e Raven of Dispersion pra entender o que eu to falando. Hoje em dia o Therion é gigante, todo mundo conhece, mas quando eu comecei a ouvir poucos conheciam e eu já amava.


10. Tristania - Beyond The Veil

Aquela introdução de Beyond the Veil arrepia, né não? Pois é, e esse cd me iniciou ao meio gothic/dark metal com os dois pés no peito. Considero esse album a obra prima do metal mundial. Tudo nele é perfeito e não há nenhuma musica ruim. Acho que essa bolachinha não saiu do meu computador por meses. De fato eu ouvia todo dia, várias vezes por dia. Aphelion é uma coisa de louco e ainda é a melhor canção dark metal já composta na historia. Esse cd foi a deixa pra eu deixar florecer (ui) o meu lado poser gótico e começar a andar de sobretudo no Rio de Janeiro. Bons tempos.